Equipe técnica da Saúde municipal apresentou trabalho no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília conquistou prêmio no maior congresso de saúde pública da América do Sul, o 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, cuja programação começou domingo, dia 16, e estava prevista para terminar nesta quarta-feira, dia 19 de julho.
Duas experiências desenvolvidas pela equipe técnica da rede básica de Saúde do Município de Marília foram apresentadas no simpósio: ‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’ e ‘Busca ativa: impacto na cobertura vacinal da poliomielite’. Ao todo, 535 experiências foram detalhadas no Conasems, durante a 18ª Mostra Brasil ‘Aqui tem SUS’. O trabalho técnico ‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’, apresentado pela autora e médica pediatra Doutora Vivian Tamiello Reverete foi premiado e ficou entre os vencedores do 37º Congresso Nacional das Secretarias, que neste ano aconteceu em Goiânia, a capital do Estado de Goiás.
“O Congresso Conasems é o maior evento de saúde pública do Brasil. Ganhamos um prêmio de âmbito nacional. Participaram 5570 municípios e concorrendo aos prêmios. Conseguimos trazer para Marília um prêmio desta envergadura. Ficamos muito felizes com o resultado e seguimos caminhando para os próximos resultados”, afirmou a médica Vivian Tamiello Reverete. O trabalho premiado teve como coautoras a médica Doutora Dinah Belém e a fonoaudióloga Fabiana Martins, ambas servidoras municipais da Secretaria Municipal de Saúde de Marília. Anteriormente, o trabalho havia sido exposto no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, que ocorreu em março. A apresentação foi feita pela médica Vivian Tamiello na terça, dia 17.
A segunda experiência de Marília apresentada durante congresso nacional foi detalhada pela enfermeira Juliana Bortoletto Gomes e teve como tema a cobertura vacinal contra a poliomielite. ‘Busca ativa: impacto na cobertura vacinal da poliomielite’ permitiu levar os esforços da atenção básica de Marília para o conhecimento de todo o Brasil. “Cabe ressaltar que o Programa ImunizaSUS possibilitou a troca de experiências exitosas no fortalecimento das estratégias de imunização por meio da representatividade de todos os Estados e seus respectivos municípios com características singulares”, afirmou a enfermeira. Marília por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Programa Municipal de Imunização, se destacou ao participar deste evento grandioso com apresentação de seu desempenho.
O secretário municipal de Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, parabenizou a equipe pela participação e pelo protagonismo durante o congresso nacional, ressaltando inclusive que a 18ª Mostra Brasil teve uma criteriosa seleção, pois 535 experiências apresentadas, incluindo as de Marília, superaram mais de cinco mil que se inscreveram no Conasems. “Queremos parabenizar e destacar que os esforços conjuntos, a dedicação e o comprometimento dos servidores municipais fazem toda a diferença no dia a dia da nossa população”, considerou o secretário.
O prefeito Daniel Alonso ressaltou que a busca pela qualidade e o aperfeiçoamento são marcas registradas da sua gestão, aliás uma marca que vem desde o seu primeiro mandato como chefe do Poder Executivo. “Tanto a participação de Marília, quanto a premiação-obtida pela equipe nos enchem de orgulho e comprovam que estamos no caminho certo”, concluiu.