A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, iniciou as obras de melhorias na área de transbordo de resíduos sólidos domiciliares, instalada no antigo aterro sanitário, na estrada vicinal Marília/Avencas.
A prioridade nestas melhorias é aumentar a segurança dos funcionários que trabalham no local, bem como evitar quaisquer contaminações ambientais de solo e, consequentemente, do lençol freático pelo chorume produzido pelos lixos domésticos.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destacou a importância das obras de melhoria na área de transbordo.
“Esta plataforma de transbordo havia sido construída através de licitação pública no ano de 2012, porém não atendia às legislações vigentes. Desta forma, a Cetesb nos orientou quanto aos procedimentos corretos a serem seguidos e estamos atendendo prontamente a fim de regularizar a situação em respeito às legislações atuais”, disse o secretário.
Vanderlei Dolce relatou o que está sendo realizado na área. “Estamos reforçando a plataforma de transbordo, que havia sido construída sem contenção em suas laterais, as quais apresentavam infiltrações e riscos de desmoronamento, colocando em perigo os servidores que utilizariam essa estrutura para descompactação dos caminhões. A prioridade neste caso é pela preservação das vidas desses servidores.”
O secretário falou também sobre os cuidados ambientais. “Outro ponto importante que estamos resolvendo com estas obras é quanto aos cuidados ambientais, pois, com a descompactação dos resíduos diretamente nas carrocerias dos caminhões de transbordo, acabará o contado do lixo com o solo, evitando quaisquer contaminações. A área será coberta, dando maior segurança e conforto aos trabalhadores envolvidos, mesmo em condições extremas, como chuva intensa ou sol forte.”
Ele lembrou que as obras já estão em andamento. “Sim, as obras já foram iniciadas e a previsão para conclusão é de 90 dias. As etapas estão sendo acompanhadas pelos técnicos da Cetesb, através de relatórios enviados quinzenalmente pela nossa secretaria. Aproveito a oportunidade para lembrar que o transbordo se encontra 100% em dia, sendo transportado apenas o coletado diariamente, e não há acúmulos no local, muito diferente da maneira em que recebemos, onde a área de transbordo encontrava-se lotada, com lixo ocupando toda área do aterro, e as ruas estavam tomadas pelo lixo doméstico por falta de coleta”.
O prefeito Daniel Alonso lembrou que Marília vem se destacando nacionalmente, entre as cidades com melhor gestão pública. “Ficamos na 7ª posição em Gestão no ranking IGM do Conselho Federal de Administração. Enquanto diversos municípios passam por dificuldades para equilibrarem suas contas públicas, Marília está a todo vapor com investimentos em obras e melhorias, como a construção das bacias de tratamento de esgoto, investimentos nas áreas de saúde e educação, valorização e respeito pelo servidor público, com pagamentos de salários e demais benefícios em dia. Desta forma, investidores observam com bons olhos nossa terra, investindo e gerando empregos aos nossos munícipes”, disse o chefe do Executivo.
Fotos: Divulgação
Fonte:Prefeitura de Marília